O nascimento dos primeiros dentes de leite pode ser desconfortável para o bebê e impactar toda a família, pois a criança tende a ficar mais irritada, além da recusa de alimentos. No passado, pomadas com ação anestésica eram usadas para o alívio dos sintomas causados pelo nascimento dos dentes de leite, mas hoje são desaconselhadas devido aos riscos envolvidos. Recentemente, especialmente entre famílias que preferem abordagens mais naturais, o colar de âmbar tem ganhado popularidade, principalmente após ser visto nos filhos de celebridades. Esse colar é promovido como capaz de liberar uma substância com propriedades anti-inflamatórias que aliviaria os sintomas da dentição. Mas será que isso é verdade?
Justificativas utilizadas para seu uso:
- Histórico místico: o âmbar é uma resina natural que, de maneira mística e sem base científica, era usada no passado para uma suposta proteção contra doenças e alívio de dores de dente causadas por fraturas. Desta última associação nasceu a ideia de usá-la para aliviar os sintomas do nascimento dos dentes.
- Apelo ao que é natural: por ser uma resina encontrada na natureza, famílias que valorizam a “cultura do natural” tendem a utilizar o colar de âmbar.
- Composição: o âmbar contém 8% de ácido succínico, ao qual se atribui uma possível atividade anti-inflamatória. No entanto, quimicamente, é improvável que essa substância seja liberada da estrutura do âmbar.
Riscos do uso:
- Estrangulamento: normalmente, os bebês iniciam o nascimento dos dentes por volta dos 6 meses de idade e nesta idade os reflexos não estão bem estabelecidos. Assim, a utilização do colar de âmbar pode representar um risco de estrangulamento.
- Aspiração: Se o bebê puxar o colar, o nylon pode se romper, liberando as contas de âmbar que podem ser aspiradas pelo bebê.
Ausência de benefícios:
- Baixa ou nenhuma liberação de substâncias benéficas: não há evidências de que o ácido succínico seja liberado em quantidade suficiente para ter algum efeito.
- Liberação natural da substância anti-inflamatória por bactérias da pele: o ácido succínico, substância que teria efeito anti-inflamatório, é liberado quantidade muito superior por bactérias naturais presentes na pele do bebê. Este achado isoladamente já resultaria em motivo suficiente para invalidar a utilização do colar de âmbar. Diante dos riscos mencionados, o uso do âmbar para este fim, seja como colar, pulseira ou tornozeleira, não é recomendado.
O que fazer para alívios dos sinais e sintomas do nascimento dos dentes de leite?
A depender do bebê estar ou não em fase de introdução alimentar, os responsáveis podem oferecer:
- “Peitolé” (leite materno congelado)
- Frutas geladas ou congeladas
- Alimentos pastosos e mornos
- Mordedores de gel resfriados
- Muito carinho e acolhimento
Referências
- Artisans A. The Baltic Amber education room. Baltic Amber a natural healing medicine. 2022. Cited August 9, 2022. https://www.amberartisans.com/baamalme.html
- Azevedo MMF, de Araújo CS, Fernandes-Freitas LB, Soviero VM, Valente AP, Kelly da Silva Fidalgo T. Unjustified use of amber necklaces for teething symptoms alleviation: Succinic acid release underperforms compared with natural skin bacteria production. Int J Paediatr Dent. 2024; 00: 1-9.
- Canto FMT, Neto OCC, Loureiro JM, MARAÑÓN-VÁSQUEZ GA, Ferreira DMTP, Maia LC, et al. Efficacy of treatments used to relieve signs and symptoms associated with teething: a systematic review. Brazilian Oral Research 2022; 36: 1-18.
- Cox C, Petrie N, Hurley KF. Infant Strangulation from an Amber Teething Necklace. CJEM 2017; 19: 400-3.
- Massignan C, Cardoso M, Porporatti AL, Aydinoz S, Canto Gde L, Mezzomo LA, et al. Signs and Symptoms of Primary Tooth Eruption: A Meta-analysis. Pediatrics 2016; 137: e20153501.
Autoras:
Tatiana Fidalgo, mãe, cientista e Professora de Odontologia da UERJ
Marcelle Azevedo, mãe, cientista e Doutoranda em Odontologia (Odontopediatria) na UERJ
Quer saber mais sobre como cuidar do seu bebê no dia a dia? Baixe o app Mamãe Pingo e tenha acesso a dicas personalizadas, tire suas dúvidas com nosso chatbot e acompanhe o desenvolvimento do seu filho!