fbpx
blog

Telas estimulam a inteligência

As telas (TV, celulares, tablets) estão em todo lugar. O mundo digital entrou com força total na vida das famílias, principalmente com a pandemia da covid-19. Isso levou a aumentos substanciais no tempo em que crianças ficam de frente a uma tela, até mesmo na primeira infância.

Porém, as recomendações sobre quanto tempo a criança deve usar telas, baseadas no melhor conhecimento disponível (Organização Mundial da Saúde – OMS, Academia Americana de Pediatria – AAP, Sociedade Canadense de Pediatria – CPS e Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP), são:

  • Nada de telas para bebês e crianças até 2 anos de idade
  • Até 1 hora/dia de telas (somando todas elas) para crianças de 2 a 5 anos

Riscos às crianças

Isso porque pesquisas sugerem que maior tempo de tela, por crianças pequenas, não traz benefícios a elas. Pelo contrário, telas em excesso podem se relacionar a: 

  • maior risco de miopia
  • aumento da obesidade
  • pior desenvolvimento motor, na linguagem, atenção focada e capacidade de regular as emoções, dentre outros aspectos

Papel dos pais

Há uma forte associação entre o tempo de telas dos pais e de seus filhos, sugerindo que o uso da mídia interfere na qualidade das interações face a face entre pais e filhos, com interrupção frequente de rotinas, brincadeiras ou interações pelo uso de mídia digital (frequentemente o dispositivo dos pais). Além disso, quando os pais ficam distraídos por seus telefones durante as refeições, por exemplo, eles têm menos chance de encorajar as crianças a experimentarem novos alimentos, e mais chance de alimentá-las em excesso. 

Aumentaram, assim, as preocupações sobre como o tempo de tela afeta as crianças e os relacionamentos familiares. É preciso agir logo no controle do uso de telas na infância!

Fato, fake ou não é bem assim?

É FAKE que as telas estimulam a inteligência da criança pequena. Pelo contrário, há pesquisas muito boas mostrando que telas podem prejudicar o desenvolvimento infantil em todos seus aspectos.

Baixe o nosso app e tenha respostas rápidas e precisas para suas dúvidas sobre educação, cuidados e desenvolvimento infantil.

O que fazer?

Vamos buscar outras formas de interagir com a criança, com brincadeiras, leituras, canções, passeios no parque etc.? Quando a criança crescer, você vai adorar olhar para trás e lembrar do tanto que se divertiram juntos! 

  • Crianças menores de 2 anos: não se recomenda qualquer tipo de telas,  exceto conversas por vídeo com adultos. Não há comprovação de qualquer benefício para apoiar a introdução de tecnologia nesta fase
  • Crianças de 2 a 5 anos: limite o tempo de tela para cerca de 1 hora ou menos por dia
  • Você: mantenha horários diários sem tela, especialmente para refeições em família, leitura compartilhada de livros e outras interações com as crianças

Bibliografia

  • Ponti M. Screen time and preschool children: Promoting health and development in a digital world. Paediatr Child Health. 2023 May 16;28(3):184-202.
  • Ramírez-Coronel AA, Abdu WJ, Alshahrani SH, Treve M, Jalil AT, Alkhayyat AS, Singer N. Childhood obesity risk increases with increased screen time: a systematic review and dose-response meta-analysis. J Health Popul Nutr. 2023 Jan 23;42(1):5. 
  • Veldman SLC, Altenburg TM, Chinapaw MJM, Gubbels JS. Correlates of screen time in the early years (0-5 years): A systematic review. Prev Med Rep. 2023 Apr 19;33:102214.

Artigos Relacionados