fbpx
blog

Calendário vacinal 2023 – PNI – ao nascimento

O bebê nasceu? O que você precisa saber sobre as vacinas para este momento da vida? Neste post, comentamos sobre as vacinas administradas ao nascimento, para você se programar!

1 Pra começo de conversa

Para você ter uma ideia do avanço que tivemos com as vacinas, em 1968 (55 anos atrás!), só tínhasmo vacinas para 6 doenças (incluindo a varíola), no estado de São Paulo.

Hoje, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece cobertura para quase 20 doenças diferentes. Isso quer dizer que nós podemos receber as vacinas incluídas no PNI sem custo direto para nós, pois são custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em clínicas particulares, o custo de todas as vacinas é R$ 10.000,00, aproximadamente. Os custos e vantagens de vacinas de clínicas privadas serão abordadas em outras postagens.

Dessa forma, as vacinas do PNI serão aqui divididas de acordo com as faixas etárias, ou seja, em quais meses que existem vacinas a serem administradas, quais são elas e um breve comentário dos pontos mais importantes de cada vacina. Neste post estarão as vacinas iniciais, administradas ao nascimento.

2 BCG-ID

É a vacina contra a tuberculose. Extremamente importante contra as formas mais graves da doença – a meningite tuberculosa e a tuberculose disseminada (miliar). É feita com a bactéria Mycobacterium bovis enfraquecida, que é como se fosse uma “prima” da verdadeira causadora da tuberculose (o Mycobacterium tuberculosis).

Esta vacina é aplicada na pele do braço do lado direito (intradérmica). Não causa nenhuma reação imediata no bebê. Com o tempo, observamos sinais no local da vacina, nesta sequência:

  • Entre a primeira e segunda semana após a aplicação: aparece uma manchinha avermelhada no local da vacina;
  • Entre a terceira e quarta semana: forma-se uma pústula (pequena coleção de pus, como espinha) que evolui para crosta (casquinha);
  • Entre a quarta e quinta semana: surge uma pequena ulceração (ferida de até 1 cm de diâmetro);
  • entre a sexta e décima-segunda semana após a vacina: surge a cicatriz com 4 mm a 7 mm de diâmetro, encontrada em cerca de 95% dos vacinados.

Esta vacina não pode ser administrada em bebês abaixo de 2 kg de peso.

3 Hepatite B

Esta vacina é importante para proteger o bebê contra a hepatite B, seja por infecção da mãe ou outras pessoas. Se já se souber que a mãe, grávida, possui a hepatite B, outras medidas serão tomadas. A vacina é composta de composta por proteínas da superfície do vírus da hepatite B.

Ela é aplicada dentro do músculo da coxa do bebê. No local da injeção, pode ficar dolorido e, raramente, vermelho. Nas primeiras 24 horas após a vacinação, até 6 de cada 100 bebês podem ter febre, que passa logo.

4 Mensagem final

Essas duas vacinas são muito importantes para o bebê receber, assim que nascer, geralmente na própria maternidade. São como dois itens do enxoval que você e o bebê ganham na maternidade!

Com os dois meses do bebê, vocês terão novas vacinas a fazer!

Bibliografia

  • American Academy of Pediatrics. Pediatric Vaccines: A Clinical Decision Support Chart What You’re Protecting Against, and Why It’s Important Today. 2021.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 340p.
  • Vesikari T, Van Damme P. Pediatric Vaccines and Vaccinations. 2nd ed, Springer Cham, 2021. 319p.

Artigos Relacionados