Vivemos em uma época em que a informação é abundante e de fácil acesso. Com apenas alguns toques na tela do celular, podemos acessar uma infinidade de conteúdos sobre praticamente qualquer assunto. No entanto, essa facilidade também trouxe um grande desafio: como discernir o que é realmente valioso e útil do que é apenas “lixo”?
Yuval Harari, historiador e autor renomado, alerta para os perigos desse excesso de informação. Ele compara a informação com a comida, sugerindo que, assim como a comida pode ser saudável ou prejudicial ao nosso corpo, a informação pode ser benéfica ou nociva para nossas mentes e sociedades. O problema é que, muitas vezes, a informação que atrai mais atenção é aquela que, na verdade, faz mal — cheia de ganância, medo e ódio.
Na maternidade, esse fenômeno é particularmente preocupante. As mães, especialmente as de primeira viagem, buscam incessantemente por informações que as ajudem a cuidar melhor de seus filhos. Porém, nesse mar de conteúdos, é fácil se perder e acabar consumindo informações que, ao invés de ajudar, geram mais ansiedade e insegurança. Notícias sensacionalistas, opiniões sem embasamento científico e mitos perpetuados ao longo do tempo podem fazer com que as mães se sintam sobrecarregadas e desinformadas.
Na Mamãe Pingo, temos um compromisso sério com a qualidade da informação que oferecemos. Nosso objetivo é proporcionar às mães conteúdos baseados em ciência e desenvolvidos por especialistas, ajudando-as a tomar decisões informadas e seguras para si mesmas e seus filhos. Sabemos que a verdade pode ser complexa e que, muitas vezes, ela não é a mais atraente ou fácil de digerir. No entanto, é essa verdade que vai nutrir de maneira saudável a mente das mães e, consequentemente, impactar positivamente o desenvolvimento de seus filhos.
Como mães e cuidadores, é fundamental que sejamos seletivos com o que consumimos. Precisamos de uma “dieta de informação” saudável, que nos ajude a crescer e a criar nossos filhos em um ambiente de amor, segurança e conhecimento verdadeiro.
Queremos ajudar você a se nutrir com o que há de melhor em termos de informação sobre maternidade e desenvolvimento infantil.
Baixe o app Mamãe Pingo e tenha acesso a conteúdos cuidadosamente selecionados para apoiar a sua jornada. Juntas, podemos transformar o “lixo” em conhecimento para você e sua família.